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sexta-feira, 4 de junho de 2010

Motivação: palavra-chave para o processo ensino-aprendizagem


Muitas vezes notamos que falta um elemento para desencadear nos alunos o processo de assimilação dos conteúdos aplicados. Muitos professores se enganam e atribuem essa dificuldade à indisciplina e a desatenção, mas indisciplina e desatenção não são causas, são efeitos.Para entender o tamanho do problema imagine-se um aluno ou, antes disso, uma criança que foi inserida no seu primeiro grande grupo social: a escola. Some a isso um cotidiano recheado de tecnologias, principalmente às voltadas à comunicação e entretenimento, como TV, internet, celulares e vídeo games. Agora sente-se na sala de aula e olhe o quadro negro...
Continua...

O conflito é notório: temos uma escola do século 18 servindo alunos do início do século 21. Fica cada vez mais difícil aplicar conteúdo didático cuja exposição ou exercício de fixação se baseia nas práticas tradicionais. Isso porque o acesso à tecnologia da informação transformou os alunos numa audiência mais requintada e exigente, interessada em outro nível de interação. Claro que uma reforma educacional que valorize o professor, que estabeleça novas metodologias é necessária, urgente e muito bem vinda, mas depende da coisa pública e o ônus que pagamos é a morosidade ou a falácia. O que nos resta então é fazer nossa própria revolução: pensar e produzir material didático com características e dinâmicas motivadoras. Vamos usar arquivos digitais, internet, celulares, pod casting, blogs, jogos pedagógicos eletrônicos.
Nós do JogoAula já botamos a mão na massa e desenvolvemos aproximadamente 58 atividades distribuídas entre 48 módulos dedicados ao Primeiro Ano do Ensino Fundamental que serão disponibilizados quinzenalmente e que cobrem as disciplinas de ciências, estudos sociais, língua portuguesa e matemática, além das atividades de extensão e das oficinas de impressão. Veja a grade completa.

Jogos de Ciências
São quatro módulos distribuídos ao longo do ano.
C01 – Meio ambiente – Habitat e habitantes;
C02 – Meio ambiente – As quatro estações;
C03 – Partes de um vegetal;
C04 – Seres vertebrados e invertebrados.

Jogos de Estudos Sociais
São quatro módulos distribuídos ao longo do ano.
E01 – Conhecendo as profissões;
E02 – Conhecendo o nosso bairro;
E03 – Esportes olímpicos;
E04 – Nossas casas.

Jogos de Matemática
São ao todo 14 módulos que avançam gradativamente os níveis de dificuldade do uso do computador e na abordagem do conteúdo didático.
M01 – Geometria – figuras geométricas planas;
M02 – Matemática concreta e noções de conjuntos;
M03 – Criando conjuntos I;
M04 – Opostos igualdade e diferença;
M05 – Criando conjuntos II. Sistema de coordenadas;
M06 – Conjuntos III – Classificando elementos;
M07 – Seriação numérica – Contagem regressiva;
M08 – Conjuntos IV – Classificando e comparando;
M09 – Aritmética concreta e abstrata. Pontos cardeais;
M10 – Conjuntos V – Operação entre conjuntos;
M11 – Aritmética concreta e abstrata. Dúzia e dezena;
M12 – Aritmética concreta e abstrata;
M13 – Aritmética concreta e abstrata;
M14 – Sistema monetário brasileiro.

Jogos de Português
São 14 módulos dedicados à língua portuguesa.
P01 – Vogais no início de palavras;
P02 - Vogais no meio de palavras;
P03 – Consoantes P, M, V, D e N;
P04 – Consotantes R, S e T;
P05 – Consoantes G, J, F, Z, X, H e Q;
P06 – Encontros vocálicos;
P07 – an, en, in, on, un, am, em, in, om, um;
P08 – nha, nho, cha, che, chi, cho, chu, lha, lhe, lho;
P09 – Leitura e grafia de palavras;
P10 – R, RR, S, SS;
P11 – Advinha com nomes próprios;
P12 – Qua, que, qui;
P13 – Formação de palavras com sílabas;
P14 – Plural e singular – sinônimos e antônimos.

Oficinas de impressão
São ao todo dez módulos distribuídos ao longo do ano.
O01 – Máscaras de carnaval;
O02 – Bichos da África;
O03 – Caixinhas de páscoa;
O04 – Cartão das mães;
O05 – Bichos da Ásia;
O06 – Bichos da Austrália;
O07 – Cartão dos pais;
O08 – Bichos do Brasil I;
O09 – Bichos do Brasil II;
O10 – Cartão de Natal.

Atividades de Extensão
A01 – Livro infantil digital;
A02 – Figuras geométricas 3d;
A03 – Pleitos eleitorais – mascote.

Na próxima semana vamos disponibilizar a grade completa dos jogos dedicados ao Segundo Ano do Ensino Fundamental. Não percam!

As voltas às aulas em 2009 vai ser um momento muito especial para o JogoAula, pois marcará o início de nossa jornada para o desenvolvimento de uma nova maneira de pensar e produzir jogos pedagógicos gratuitos de grande distribuição no mercado.

Se essa é a sua primeira visita ao JogoAula, não deixe de conhecer a nossa proposta, as regras de uso do Projeto JogoAula de Gerência e Aplicação de Jogos Pedagógicos e as nossas motivações para desenvolvê-lo e distribuí-lo gratuitamente.
Se você gostou e deseja participar, cadastre-se agora mesmo!

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